sexta-feira, 13 de maio de 2011

Envelhecimento Saudável


AGRADEÇO A CONTRIBUIÇÃODESTA PESSOA MUITO  ESPECIAL,  A PROFESSORA MARIA SANDRA PEREIRA, QUE ENVIOU ESTE TEXTO PARA SER POSTADO NO NOSSO BLOG.

De acordo com a pesquisa de Cupertino et all (2007), o envelhecimento saudável, na opinião de idosos, permeia pela saúde física, saúde social, saúde emocional, preocupação com alimentação/exercícios e evitar fatores de risco. Significando que os idosos não vêem o envelhecimento de modo patológico e sim, saudável.
Saúde Física: demonstrou que os idosos percebem que o envelhecimento saudável caminha junto com a manutenção da saúde e que o processo fisiológico do envelhecimento necessita de adaptações.
Saúde Social/Estrutura Familiar: a família é o suporte social que o idoso necessita para manter o seu bem-estar. Ainda, as idosas acrescentam que é importante não guardar mágoa e os idosos, relataram que a estabilidade financeira é fundamental no processo de envelhecimento saudável.
Saúde Emocional: houve uma integração entre saúde emocional e integridade, como se no envelhecimento houvesse necessidade de um novo ressignificado para a vida para manter o processo de envelhecimento saudável.
Preocupação com alimentação/exercícios: percebeu-se uma preocupação em evitar fatores de risco à saúde e preventivos, através de alimentação saudável e exercícios físicos, auto-avaliação das AVD tendo como inspiração a manutenção da qualidade de vida.
Cupertino et all (2007:84) relataram que “foram poucos que não conseguiram definir envelhecimento saudável bem como a forma de alcançá-lo, ou seja, nota-se que os idosos são capazes de visualizar o que seria o envelhecimento saudável, destacando-se apenas o grupo idoso-idoso que obtiveram dificuldades na exposição da definição”.
A pesquisa me chamou atenção por dois motivos: primeiro, buscaram como o próprio idoso percebe o seu processo de envelhecimento; segundo, a visão multidimensional do processo de envelhecimento. Para os profissionais de saúde atuaram na Educação em Saúde do Idoso é fundamental conhecerem como os mesmo se percebem, só assim saberão o que fazer, melhor, o que propor para a manutenção da qualidade de vida do idoso.

Referência:
Cupertino APFB, Rosa FHM, Ribeiro PCC. Definição de Envelhecimento Saudável na Perspectiva de Indivíduos Idosos. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2007, 20 (1), 81- 86.

Um comentário:

  1. Obrigado professora Maria Sandra pela sua contribuição ao nosso blog, fique sempre a vontade para novas postagem. Muito bom o texto.

    ResponderExcluir